Conteúdo:
Introdução
Como apareceu a escrita?
A prática do professor na Ed. Infantil
Os saberes docente
A diversidade da Ed. Infantil
Ideias e Propostas Pedagógicas de autores dos séculos XV, XVI e XVII
As ideias de Rosseau na prática de pedagogos (séc. XVIII e XIX)
Propostas Pedagógicas de Ovide Decroly (1871 – 1932)
Propostas Pedagógicas de Célestin Freinet (1896-1966)
Propostas Pedagógicas de Emilia Ferreiro
Educar e o Cuidar: O específico da Ed. Infantil
O Lúdico no contexto escolar da Ed. Infantil
Memória da Alfabetização
Revendo a Psicogênese da Língua Escrita
Os níveis conceptuais linguísticos
As Concepções sobre a língua subjacentes à prática docente
Tempo de aprender e de ensinar a ler
O educador infantil: sua prática na acolhida
A formação de Professores para a Ed. Infantil
Bibliografia/Links Recomendados