Conteúdo programático:
Transtorno desintegrativo da infância (psicose infantil)
Transtornos invasivos do desenvolvimento
Os paradigmas da educação especial e os transtornos globais do desenvolvimento
Antecedentes e surgimento da categoria de transtornos globais
Do desenvolvimento na psiquiatria
Repercussões do conceito de transtornos globais do regulares
Repercussões teóricas sobre o campo da Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva
Repercussões técnico-legais: métodos de intervenção e nomenclaturas
Repercussões sobre a nomenclatura da legislação
Transtornos globais do desenvolvimento
Autismo
Síndrome de rett
Transtorno de Asperger:
Transtorno Desintegrativo da Infância
Espectro Autista
Como lidar com os transtornos globais do desenvolvimento (TGD)
Alguns cuidados e como lidar com educando com tgd na escola
Tipos de Intervenções para crianças com TGD
Aspectos importantes dos transtornos globais do
Desenvolvimento para a educação escolar
Teoria da mente
A formação e aprendizagem da criança com transtorno global do desenvolvimento
A criança ao ingressar na escola
A família
O desenvolvimento da função executiva de alunos com
Transtornos globais do desenvolvimento na escola
O desenvolvimento da cognição social de alunos com
Transtorno global do desenvolvimento na escola
Estratégias que propiciam a formação e a aprendizagem da criança com transtorno global do desenvolvimento
A comunicação
O trabalho em sala de aula
O registro escolar
O EEE e o aluno com TGD
Marcos legais que ampara a integração
O transtorno global do desenvolvimento na educação inclusiva: escola comum ou escola especial?
Conclusão
Referências