Conteúdo programático:
O papel das ciências humanas e sociais: Teoria e Prática no Processo Educativo
Epistemologias e tecnologias para o ensino das ciências humanas e sociais
O retorno da história e da geografia
Objetivos gerais de história para o ensino fundamental
Objetivos de história para o primeiro ciclo
O ensino da história para a educação infantil
O Conceito de Infância Construído Historicamente
As Propostas do RCNEI: Conhecimento de Mundo, Natureza e Sociedade
Acolhimento das diferentes culturas, valores e crenças sobre educação de crianças
A História em Sala de Aula: Dinamizando Conceitos
Como Podem Ser Trabalhados os Conteúdos com Crianças de 4 a 6 Anos
Na prática
Aceitar Valores Diferentes dos Nossos
A Vitória da Verdade de Hans Von Aachen
O estudo da história nos 1º e 2º ciclos do ensino fundamental: o fato, O sujeito e o tempo histórico
O Estudo da História: o Tempo, o Fato e o Sujeito Histórico
Por que se Estudava uma História Factual?
Como Trabalhar o Sujeito Histórico nos 1º e 2º Ciclos do Ensino Fundamental
O Conceito de Tempo
A Compreensão do Fenômeno Tempo
Discutindo os Fatos Históricos
O estudo da geografia para a educação infantil e a educação fundamental
Objetivos da Educação e do Ensino de Geografia
A geografia e a educação infantil
A Geografia no Primeiro e Segundo Ciclos do Ensino Fundamental
Ensino e aprendizagem de Geografia no segundo ciclo
A Sistematização do Saber Geográfico
Os Princípios Fundamentais da Ciência Geográfica
Grandes Conceitos da Geografia
Sustentabilidade ambiental
O sistema termodinâmico da natureza
A dinâmica dos sistemas socioambientais
A questão dos limites e da auto-organização
O emergente desenvolvimento sustentável: um conceito em construção
Dos limites do crescimento ao desenvolvimento sustentável
Conceitos e critérios de desenvolvimento sustentável
Por uma nova civilização: a evolução recente e os desafios imediatos
A experiência brasileira com a construção de indicadores de sustentabilidade
Referências