Conteúdo programático:
1. COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL – HISTÓRICO, DEFINIÇÕES E VISÃO GERAL............................................... 6
1.1 HISTÓRICO .......................................................................................................................................................... 6
1.2 DECLARAÇÃO DE PRINCÍPIOS DE IVY LEE ..................................................................................................... 6
1.3 O QUE IVY LEE FEZ ............................................................................................................................................ 6
1.4 A COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL NO BRASIL ................................................................................................. 7
1.5 COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL – O QUE É E O QUE NÃO É ......................................................................... 7
1.6 ALGUMAS NOTAS SOBRE MARKETING ........................................................................................................... 8
2. ORGANIZAÇÕES, INSTITUIÇÕES E MISSÃO........................................................................................................ 9
2.1 DEFINIÇÕES: ORGANIZAÇÃO E INSTITUIÇÃO................................................................................................. 9
2.2 OUTROS TIPOS DE ORGANIZAÇÃO................................................................................................................ 10
2.3 EMPRESAS ESTATAIS E DE ECONOMIA MISTA ............................................................................................ 10
2.4 MISSÃO .............................................................................................................................................................. 13
3. PAPEL DO PROFISSIONAL DE COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL ..................................................................... 14
4. ÉTICA E VALORES ................................................................................................................................................. 15
4.1 DEFINIÇÕES DE VALORES .............................................................................................................................. 15
4.2 VALORES: ARISTÓTELES E A ÉTICA .............................................................................................................. 15
4.3 VALORES DE UMA ORGANIZAÇÃO................................................................................................................. 16
4.4 O DILEMA ÉTICO ............................................................................................................................................... 19
4.5 FILOSOFIA, POLÍTICAS, ATITUDES E ATIVIDADES ....................................................................................... 25
5. RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL................................................................................................... 26
5.1 PIRÂMIDE E CONCEITOS DA RESPONSABILIDADE SOCIAL........................................................................ 26
5.2 CONCEITOS FUNDAMENTAIS.......................................................................................................................... 26
5.3 RESPONSABILIDADE SOCIAL.......................................................................................................................... 27
5.4 GESTÃO SUSTENTÁVEL .................................................................................................................................. 28
5.5 FILANTROPIA EMPRESARIAL .......................................................................................................................... 32
5.6 A PEQUENA EMPRESA E A RESPONSABILIDADE SOCIAL .......................................................................... 32
6. A LINGUAGEM JORNALÍSTICA............................................................................................................................ 39
6.1 HISTÓRICO ........................................................................................................................................................ 39
6.2 O TRIPÉ DA ESTRUTURA DA NOTÍCIA ........................................................................................................... 39
6.3 O LEAD ............................................................................................................................................................... 40
6.4 CARACTERÍSTICAS DA LINGUAGEM JORNALÍSTICA ................................................................................... 41
6.5 DUAS NOTAS IMPORTANTES .......................................................................................................................... 43
7. PRESS RELEASE................................................................................................................................................... 44
7.1 O QUE É ............................................................................................................................................................. 44
7.2 ELEMENTOS DO PRESS RELEASE ................................................................................................................. 44
7.3 EXEMPLO DE PRESS RELEASE ...................................................................................................................... 44
7.4 EXEMPLOS DE ASSUNTOS QUE VALEM UM PRESS RELEASE.................................................................. 45
7.5 O QUE DEVE SER PERGUNTADO AO RELER SEU RELEASE ...................................................................... 45
7.6 VISUAL DO RELEASE........................................................................................................................................ 45
8. LINGUAGEM PUBLICITÁRIA ................................................................................................................................. 46
8.1 CARACTERÍSTICAS DA MENSAGEM PUBLICITÁRIA ..................................................................................... 46
8.2 ELEMENTOS DA MENSAGEM PUBLICITÁRIA................................................................................................. 46
9. FERRAMENTAS DA COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL ........................................................................................ 47
9.1 OBJETIVOS DA COMUNICAÇÃO INTERNA ..................................................................................................... 47
9.2 FERRAMENTAS DA COMUNICAÇÃO............................................................................................................... 47
9.3 HOUSE ORGAN ................................................................................................................................................. 47
9.4 NEWSLETTERS ................................................................................................................................................. 52
9.5 BOLETINS........................................................................................................................................................... 53
9.6 CLIPPINGS ......................................................................................................................................................... 53
10. DESENVOLVIMENTO DE TEXTOS PARA SITES................................................................................................. 54
10.1 O SITE DE UMA EMPRESA.......................................................................................................................... 54
10.2 A REGRA DE OURO DE UM SITE............................................................................................................... 54
10.3 O LAYOUT DO SITE..................................................................................................................................... 54
10.4 COMO OS LEITORES LEEM O SITE ........................................................................................................... 55
10.5 UM TEXTO A MELHORAR............................................................................................................................ 56
10.6 SITES DE EMPRESAS.................................................................................................................................. 57
10.7 SITES PARA PESSOAS POUCO ALFABETIZADAS.................................................................................... 57
10.8 SITES PARA ADOLESCENTES.................................................................................................................... 58
10.9 FIGURA ILUSTRATIVA DA LEGIBILIDADE, EM CORES............................................................................. 58
11. FLUXOS E BARREIRAS DA COMUNICAÇÃO INTERNA ..................................................................................... 59
11.1 FLUXOS DA COMUNICAÇÃO INTERNA..................................................................................................... 59
11.2 O BOM SISTEMA DE COMUNICAÇÃO ........................................................................................................ 59
11.3 BARREIRAS DA COMUNICAÇÃO INTERNA ............................................................................................... 59
11.4 CANAIS DE COMUNICAÇÃO ....................................................................................................................... 60
11.5 SOLUÇÕES PARA AS BARREIRAS:............................................................................................................ 60
11.6 E-MAIL: OS 10 MANDAMENTOS ( HARVARD BUSINESS SCHOOL) ........................................................ 61
11.7 UMA PALAVRA SOBRE REUNIÕES (ATENÇÃO, GESTORES!) ................................................................ 61
12. MARKETING E ENDOMARKETING ....................................................................................................................... 62
12.1 MARKETING.................................................................................................................................................. 62
12.2 ENDOMARKETING ....................................................................................................................................... 62
13. O TERCEIRO SETOR (ONGS) ................................................................................................................................ 65
13.1 AS ONGS....................................................................................................................................................... 65
13.2 COMUNICAÇÃO NO 3º SETOR.................................................................................................................... 66
14. COMUNICAÇÃO COM CLIENTES E COMUNICAÇÃO EM ACIDENTES ............................................................. 67
14.1 COMUNICAÇÃO COM CLIENTES................................................................................................................ 67
14.2 COMUNICAÇÃO EM DESASTRES............................................................................................................... 67
15. EVENTOS ................................................................................................................................................................ 69
15.1 CONCEITOS GERAIS SOBRE EVENTOS ................................................................................................... 69
15.2 TIPOS DE EVENTOS .................................................................................................................................... 69
15.3 ORGANIZAÇÃO DE UM EVENTO TÉCNICO-CIENTÍFICO ......................................................................... 69
16. COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL INTEGRADA .................................................................................................... 75
16.1 O QUE É COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL INTEGRADA ........................................................................... 75
16.2 OBJETIVOS DA COMUNICAÇÃO INTEGRADA........................................................................................... 75
16.3 MENSAGENS PREFERENCIAIS (LISTA PARCIAL) .................................................................................... 75
16.4 PÚBLICOS PRIORITÁRIOS .......................................................................................................................... 76
16.5 PLANO DE COMUNICAÇÃO INTEGRADA.................................................................................................. 76